O I Cosal formou 14 militares, sendo 13 da Polícia Militar e 1 da Marinha.
A Polícia Militar do Piauí, através do 2º BPM de Parnaíba, encerrou na noite desta quinta-feira (28.12), o I Curso de Operações e Sobrevivência em área do Litoral da PMPI (I COSAL). A iniciativa capacitou e qualificou profissionais da área da segurança pública, sobretudo os policiais militares do estado, para a realização de atividades e missões que exigem alto desempenho técnico, tático, físico e psicoemocional, uniformizando os procedimentos operacionais na área litorânea.
Nesta primeira edição, o curso formou 14 militares, sendo 13 da Polícia Militar do Piauí e 1 da Marinha. O Comandante do 2º Batalhão de Parnaíba, Tenente-coronel Delgado, ressaltou que a capacitação é um marco histórico da PMPI e que impacta positivamente nas demais forças de segurança de todo o país, sobretudo aquelas que atuam diretamente em áreas litorâneas.
“Esse primeiro curso de sobrevivência em área de litoral é uma edição inédita da história das polícias, das forças de segurança do país. E tivemos a oportunidade de ter essa ideia acolhida pelo Comando Geral da polícia militar, fruto de todas as vivências que tem sido experimentadas ao longo dos anos no litoral do Piauí e também da integração que existe entre todas as forças que atuam no litoral. 14 militares concluíram este curso. Desses 14, 1 é da marinha e os outros 13 são da PMPI”, explica.
Ainda de acordo com o Tenente-coronel Delgado, a PMPI já tem planos para a realização da segunda edição do COSAL, que deve acontecer no segundo semestre de 2024.
“Já estipulamos o mês para a realização do 2º COSAL, ele está previsto para o próximo ano, no mês de novembro, inclusive sinalizado pelo próprio Comandante Geral, Coronel Scheiwann Lopes”, acrescenta.