04 / 04 / 2024 - 10h33
Após fortes chuvas, homem desaparece em rio e água chega próximo ao telhado de casas no Sul do PI

Em Itainópolis, pessoas estão ilhadas após passagem molhada ser coberta pela correnteza. Vídeos gravados por moradores (assista acima) mostram os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

Com a água chegando próximo aos telhados, moradores tiveram que sair as pressas de suas residências. Há o registro ainda de desabamentos de casas na área.

O resumo semanal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apontou que a cidade de Itainópolis está com alerta rosa, com possibilidade de 100 e 200mm de chuvas nesta semana.

"É importante ressaltar que precisamos considerar os alertas diários, pois eles indicam as alterações da interação dos sistemas, daí pode ter a possibilidade de chuvas intensas que acumulem os 100mm em um único dia", explicou a climatologista Sara Cardoso.

Homem desaparecido no Rio Itaim
Um homem chamado José Nilton de Sousa santos, de 35 anos, desapareceu após ser arrastado pelas águas do Rio Itaim ao tentar atravessar uma passagem molhada na PI-457, próximo ao povoado Juazeiro do Secundo, zona rural do município de Jacobina do Piauí.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) em Teresina se deslocaram para a região porque os bombeiros militares de Picos estão em outra ocorrência.

A previsão de chegada deles é na madrugada de quinta-feira (4), mas eles só poderão iniciar a busca ao amanhecer do dia, porque a escuridão compromete a visibilidade na água.

Trecho de estrada cedeu após forte chuvas

Com o acúmulo de água no acostamento, partes da PI-245 cederam e preocuparam os moradores que passam pela área. Além dos trechos que foram ao chão, outros pontos apresentam grandes rachaduras.

O Prefeito Municipal de Itainópolis decretou na terça-feira (2), situação de emergência nas áreas da cidade afetadas por enchentes e alagamentos.

No Decreto Nº 015, a Prefeitura considerou o alto nível de água e a vazão do Rio Itaim, que provocou transbordamento e afetou as zonas rural e urbana, gerando danos e até possíveis famílias desabrigadas.

A barragem da Ingazeira, de Massapê do Piauí, a 376 quilômetros de Teresina, rompeu na segunda-feira (1°) após as fortes chuvas que caíram na cidade. Segundo a prefeitura, três localidades da zona rural ficaram ilhadas.

Na manhã da terça-feira (2), moradores relataram que o volume de água diminuiu, mas os povoados Peixe, Ingazeira e Baixo do Deca continuam isolados devido às estradas intrafegáveis e as passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.

No documento, a prefeitura comprometeu-se ainda a analisar as residências que apresentam risco e resgatar moradores caso seja necessário. O Departamento de Defesa Civil do Município disponibilizou ainda um número para resgate de moradores em perigo: (89) 9 9442-8731.

Em nota, a Secretaria de Educação do município informou que as aulas da Rede Municipal estão suspensas durante o período de 02 a 05 de abril, devido à falta de acesso através das estradas vicinais.

Moradores isolados e estudantes sem aulas em Massapê do Piauí

A Prefeitura de Massapê do Piauí decidiu antecipar as férias da rede municipal de ensino da cidade após o rompimento parcial da barragem da Ingazeira ter deixado quatro comunidades isoladas, na segunda-feira (1º).

A decisão é para que os estudantes da região não sejam prejudicados. Embora o volume de água tenha diminuído na terça-feira (2), algumas comunidades seguem isoladas por conta de estradas intrafegáveis e passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.

FONTE: G1 PI



19 de Maio de 2024 18h:46
Publicidade