09 / 04 / 2024 - 11h38
FM 95,9: Pet&Cia falando sobre Abril Laranja e Dia da Atividade Física; SUCESSO DE AUDIÊNCIA!

Garabidian Guendel prestou apoio à Nívea Carvalho na execução do programa. 

Neste sábado (06.04) no Pet & Cia, apresentado por Nívea Carvalho na Rádio Meio Norte de Campo Maior (FM 95,9), temas do mundo pet e meio ambiente foram tratados com leveza, conquistando a audiência no horário das 10h ás 11h. Uma entrevista sobre atividade física e sorteios completaram o programa. 

Nívea voltou-se especialmente ao Abril Laranja, mês de conscientização sobre os maus tratos contra animais. Para Nívea, o tema é de extrema visto que existem diversos casos em que os maus tratos são naturalizados. “Por exemplo, deixar o cachorro preso o dia todo na corrente, manter os pets em ambiente sujo e insalubre, deixar o pet sozinho dar ‘voltinhas’ na rua”, exemplificou a apresentadora.

Nívea prosseguiu ressaltando que o mês de conscientização visa proteger também os animais silvestres e aqueles de grande porte, furando assim a bolha dos pets. “Podemos citar cavalos e jumentos, que são constantemente usados em carroças para transporte de cargas extremamente pesadas. Neste caso, a pena de prisão é de um ano, podendo ser aumentada em até 1/6 caso ocorra a morte do animal, além de multa”, esclareceu.

A médica veterinária e professora da Chrisfapi, Paloma Medeiros participou do programa e ressaltou que a violência contra animais vai além da violência física, envolvendo também a negligência ao atendimento veterinário e até mesmo o abandono.

Nívea Carvalho, nossa apresentadora, dispôs um ebook gratuito onde ensina a identificar e denunciar maus tratos através de diversos órgãos públicos, como Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público.   Neste último é possível fazer a denúncia de forma anônima ou sigilosa. Para fazer o download do ebook acesse o link aqui.

Canais de Denúncia

“Conforme a lei federal nº 14.064/2020 os maus tratos a animais configuram crime com pena de reclusão de 2 a 5 anos, prevendo ainda multa e a proibição da guarda de qualquer outro animal. Além disso, caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3”, completou.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente junto a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí disponibilizaram um disque denúncia através do número (86) 98112-9958, com garantia de anonimato. O número é valido para todo o Piauí.

“Realizar as denúncias de maus tratos a animais é de extrema importância pois serve de exemplo para aqueles que insistem em praticar tais atos e acreditam que sairão impunes. Denunciar também pode obrigar o Estado a desenvolver meios e políticas para atuar diante desta demanda, como a criação de abrigos, capacitação dos agentes de segurança pública, etc”, reitera Nívea.

Dia da Atividade Física

No dia 06 de abril é comemorado o Dia da Atividade Física e, para comemorar, o Pet&Cia recebeu a dra. Helderlene Eugênio, empresária da Academia Eugênio. Ela ressaltou a importância da atividade física na vida das pessoas, principalmente aquelas que estão na melhor idade. A doutora frisou ainda a importância da companhia dos pets na vida das pessoas.

A doutora Helderlene levou seu afilhado Eugeninho, pet de sua mãe, e falou sobre os benefícios da convivência com animais para a saúde física e mental de seus tutores. 

“Um Estudo do Human Animal Bond Research Institute (HABRI) nos Estados Unidos, revelou que 74% dos tutores de animais tem melhoras significativas na saúde mental, atribuídas a convivência com seus pets”, disse Helderlene Eugênio.

A adoção de pets pode diminuir as chances do desenvolvimento de depressão, ansiedade, sensação de solidão e estresse. Além disso, um estudo publicado na revista MayoClinic prova que pets fazem bem para nosso coração. A equipe do Kardiozive Brno 2030 demonstrou que pais de cães, gatos e outros animais de estimação tendem a fazer mais atividades físicas, melhorando o bem-estar físico e mental.

Lembre-se sempre! Não Compre, ADOTE", concluiu a apresentadora do Pet&Cia.



29 de Abril de 2024 16h:34
Publicidade