30 / 04 / 2024 - 10h25
Diretoria da Fetag-PI se reúne para mobilização de agricultores para o Grito da Terra Brasil

A diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Piauí (FETAG-PI) realizou uma conferência com os coordenadores dos polos sindicais do estado para debater a mobilização de seus afiliados para o Grito da Terra Brasil 2024, que acontece nos dias 20 e 21 de maio em Brasília. A reunião, feita de forma on-line, contou com a participação do presidente da FETAG-PI, Antônio José Oliveira e da deputada estadual Elisângela Moura.

Para a parlamentar, é mais importante que nunca que cada polo regional incentive os agricultores a participar deste que é um dos eventos mais importantes para a categoria, levando representação piauiense à capital do país. “Sabemos da potência de cada polo sindical, por isso acreditamos que o Piauí terá uma grande presença sim”, disse.

Antônio José, por sua vez, enfatiza que a categoria precisa de mais atenção em áreas fundamentais como Saúde, Educação do Campo e Infraestrutura. “Temos que propor e cobrar melhorias para a agricultura familiar. Queremos acesso à terra, ao crédito rural e muito mais”, afirmou.

Para a secretária de Mulheres, Marlene Veloso, mesmo com o período de prestação de contas, será possível alinhar as participações no GTB. “Nossa intenção é mostrar que os agricultores e agricultoras piauienses são firmes na luta por políticas públicas”, afirma a secretária.

Representantes dos Polos destacaram que já estão mobilizando sindicalistas e pontuaram a importância de marcarem presença no evento.

Grito da Terra Brasil

O Grito da Terra Brasil é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). É promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.



19 de Maio de 2024 18h:46
Publicidade