A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Vigilância Epidemiológica, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e com o apoio da 7º Regional de Saúde, realizou capacitação sobre notificações da doença de Chagas crônica e o fechamento oportuno de casos notificados com todos os 14 municípios do Território do Vale do Sâmbito. Os técnicos da Sesapi também aproveitaram o momento para reforçar o manejo clínico e ações de controle contra a dengue.
As ações são realizadas após o Ministério da Saúde, por meio de portaria, determinar a notificação obrigatória de casos da doença de Chagas crônica. Dessa forma, os trabalhos são voltados para a capacitação dos técnicos dos municípios para fazer o registro correto dos casos. A capacitação é voltada para coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos municípios, coordenadores dos Núcleos de Vigilâncias dos hospitais e administradores de sistemas de notificação dos municípios
A qualificação é uma das estratégias que a Sesapi vem adotando para atingir o indicador de fechamento oportuno de casos no trabalho da vigilância epidemiológica. O fechamento oportuno dos casos auxilia em várias áreas o trabalho da vigilância epidemiológica, auxiliando os municípios a notificarem de forma correta, identificarem o aparecimento de casos em relação, não somente à doença de Chagas, mas também às outras doenças de notificação compulsória.