20 / 02 / 2025 - 12h38
Piauí forma 207 policiais penais e ganha Central de Monitoramento em Teresina

Durante a 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), realizadas nesta quinta-feira (20), foram realizadas a formatura de 207 novos policiais penais, a inauguração da Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a abertura da nova Central de Monitoramento Eletrônico, em Teresina.

NOVOS POLICIAIS

A programação desta quinta teve início com a formatura do Curso de Formação da Polícia Penal, realizado no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça. Os 207 novos policiais penais concluíram 508 horas de treinamento, distribuídas em 28 disciplinas, entre elas Direitos Humanos, monitoramento eletrônico, inteligência, gerenciamento de crises e treinamento físico.

Pouco tempo depois, a Colônia Agrícola Major César Oliveira, localizada em Altos, foi inaugurada. A unidade passou por ampla reforma e ampliação, que gerou 88 novas vagas. Com um investimento total de R$ 14,4 milhões, a obra incluiu a reconstrução dos pavilhões, melhorias na área de segurança, cozinha com refeitório, área administrativa, a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto e a pavimentação das vias de acesso entre os pavilhões.

Em seguida, a comitiva retornou a Teresina para inaugurar a nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí, instalada ao lado da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite. O novo espaço, que começou a funcionar ao meio-dia, reunirá equipes multidisciplinares – incluindo assistentes sociais, assessores jurídicos e psicólogos – e contará com setores administrativos e técnicos para instalação e manutenção dos equipamentos, permitindo monitorar cerca de 1.250 pessoas com tornozeleiras eletrônicas.

APRIMORANDO A SEGURANÇA

Durante as solenidades, autoridades destacaram os investimentos e as ações para aprimorar o sistema de segurança e a ressocialização no Estado. 

“Nós estamos aqui com o governo federal reforçando a nossa parceria com o estado do Piauí. São mais de 50 milhões de reais investidos em obras, em uma central de monitoramento, na ampliação de unidade agrícola, na colônia penal agrícola. Então, estamos aqui reforçando os laços com o estado do Piauí, no caso do governo do presidente Lula, do ministro Ricardo Lewandowski, trazendo aqui a mensagem de reforço da parceria, que sabemos que é importante para a sociedade piauiense", falou o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia,.

Já o Secretário da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, falou da importância da formação dos novos policiais penais e a ampliação das unidades de monitoramento.

"Um momento importante, porque, como eu disse, não tem policiamento ostensivo sem soldados, investigação sem delegados, nem sistema penitenciário sem o policial penal bem preparado. Por isso que nós fizemos esses 207 formados, vamos seguir aqui na Secretaria de Justiça com este compromisso com o sistema de justiça, com o sistema de segurança da nossa, sobretudo, com a sociedade, tornando cada dia o sistema de cumprimento penal do Estado mais humano e mais justo”, falou.

Fonte: meionews.com

confira fotos:

 

 



04 de Abril de 2025 12h:45
Publicidade
Publicidade