03 / 04 / 2025 - 12h25
Centro de atendimento para pessoas com autismo avança no Piauí

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nessa terça-feira (2), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Isabel Fonteles, esteve em visita técnica ao futuro Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI), localizado ao lado da antiga Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Acompanhada do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Rejane Dias, e do superintendente da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, Isabel conferiu de perto os avanços da obra, que tem previsão de entrega para este semestre.

Com investimentos do Governo do Estado e de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, o Cetea-PI será um marco na inclusão e no atendimento especializado de pessoas com TEA no Piauí. O espaço contará com um complexo integrado de serviços de saúde, ofertando diagnósticos, tratamentos e terapias, a partir de uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social, entre outros profissionais.

Segundo o secretário Mauro Eduardo, a iniciativa representa um avanço significativo para a inclusão e reabilitação de pessoas com autismo no Estado. “Em breve, vamos entregar para a sociedade piauiense mais esse instrumento de reabilitação que vai mudar a vida de famílias e garantir a inclusão das pessoas com autismo do nosso Estado”, afirmou o gestor.

O gestor ainda destaca que as obras estão na reta final e logo serão inseridas a mobília. “As obras estão 98% executadas, já em fase final de conclusão, inclusive, já começando a montagem, já instalamos toda a parte de refrigeração, nos próximos dias vamos colocar os móveis”.

Além da estrutura voltada ao atendimento especializado, o Cetea-PI contará com uma Brinquedocreche, montada pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí. O espaço garantirá um ambiente acolhedor e humanizado, permitindo que as crianças possam brincar e aprender enquanto aguardam o atendimento, fortalecendo a política pública voltada à infância e ao desenvolvimento infantil.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Câmpelo, ressaltou que esta será uma estrutura muito importante para pessoas autistas e suas famílias.

“Esta é uma obra muito sonhada, desejada e solicitada por toda a população. Esse sonho, graças a Deus, está muito próximo de ser realizado. Então, em meados do meio do ano, já vamos conseguir entregar de fato para uso da população. Visitamos a estrutura, que está muito bem planejada, espaçosa e climatizada. Todos os ambientes necessários para um bom acolhimento”, acrescenta Dirceu Câmpelo.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, destacou a importância do novo centro e da Brinquedocreche como iniciativas fundamentais para garantir o direito ao atendimento especializado e à inclusão. “Nosso compromisso é assegurar que todas as crianças tenham acesso a um espaço que as acolha com dignidade e respeito, garantindo não apenas assistência em saúde, mas também um ambiente de aprendizado e desenvolvimento”, ressaltou.

O Cetea-PI será instalado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, no bairro Cristo Rei, em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), que fazem parte da rede estadual de Reabilitação Danielle Dias. A localização estratégica permitirá a integração dos serviços e um melhor atendimento ao público-alvo.

Com a entrega do centro prevista ainda neste semestre, o Governo do Estado do Piauí reafirma seu compromisso com a inclusão e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, garantindo mais qualidade de vida às famílias e promovendo um Piauí mais acessível e inclusivo para todos.



04 de Abril de 2025 16h:19
Publicidade
Publicidade