A expectativa antes do jogo era enorme. O rubro-negro com uma das torcidas mais fanáticas do interior do País recebeu o rubro-negro com a maior torcida em quantidade no território nacional. Apesar do bom início, o Brasil de Pelotas-RS caiu após falha da defesa no primeiro tempo e só conseguiu se recuperar nos acréscimos do segundo tempo. O Flamengo abriu dois gols de vantagem, se classificava com o placar, mas no fim o time xavante diminuiu e garantiu ao menos o jogo de volta com a derrota por 2 a 1.
A festa dos torcedores locais foi enorme com o aguardado confronto. O estádio ficou lotado e torcedores fizeram uma bonita festa, transformado a casa da equipe do interior do Rio Grande do Sul em um verdadeiro “caldeirão”. O time carioca, no entanto, soube lidar com o adversário e controlou os gaúchos. A torcida ficou em silêncio até quase o último minuto, quando um gol devolveu o Brasil-RS ao mata-mata e animou os fanáticos, que terminaram a partida com uma festa digna de vitória.
O caldeirão era xavante e isso motivou os donos da casa, que igualaram as ações de jogo com o rival de maior poderio e superior tecnicamente no início. A partida foi de poucas chances até uma falha da defesa mandante dar números iniciais para o jogo, com gol do oportunista Alecsandro.
A etapa final foi no mesmo ritmo do primeiro tempo, com exceção de que o time de Pelotas parecia mais entregue e via o Flamengo tocar como queria. A atuação carioca esbarrava na falta de criação de jogadas, até que Pará encaminhou a classificação aos cariocas, com chute colocado no cantinho de fora da área. Nos acréscimos, contudo, o Brasil-RS diminuiu e garantiu a viagem ao Rio de Janeiro para o jogo de volta.
O confronto na capital carioca acontece no Maracanã, às 22h (de Brasília) do dia 18 de março. Para o Flamengo, basta um empate para se classificar à próxima fase.
Copa do Brasil:
Luziania 0 - 3 America Mineiro
Santo Andre 0 - 1 Goias
Amadense 1 - 2 CRB
Estrela do Norte 3 - 2 Sampaio Correa
Moto Club 1 - 1 Boa
Sao Raimundo RR 1 - 3 ASA
Brasil de Pelotas 1 - 2 Flamengo
Fonte: Terra