O Crédito do Trabalhador (Consignado CLT) entra em nova fase nesta sexta (25), permitindo contratações via canais eletrônicos dos bancos habilitados. A partir de 6 de junho, será possível migrar contratos ativos entre instituições. O Ministério do Trabalho estima que os empréstimos ultrapassem R$ 100 bilhões até junho, impulsionados pelos juros mais baixos.
Até então, o crédito só podia ser contratado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), com o trabalhador solicitando propostas diretamente às instituições habilitadas. Agora, também é possível iniciar a contratação pelos canais digitais dos próprios bancos.
Segundo o governo, ao contratar via CTPS Digital, o trabalhador autoriza o acesso a dados como CPF, margem consignável e tempo de empresa. Com isso, recebe propostas em até 24 horas e pode fechar o contrato pelo canal do banco. A nova fase também permite contratar diretamente com o banco em que já se tem conta. As parcelas são descontadas na folha de pagamento, o que reduz os juros.
Pelo CTPS Digital:
Por meio do aplicativo do CTPS Digital, o trabalhador solicita a proposta de crédito às instituições financeiras habilitadas pelo governo. Para isso, é preciso autorizar o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.Após solicitar o crédito, o trabalhador recebe ofertas dos bancos em até 24h, podendo comparar ofertas e escolher a opção mais vantajosa.
Pelos bancos:
Os bancos habilitados pelo Governo Federal terão a opção de oferecer a modalidade dentro de seus próprios canais digitais. Assim, cada instituição terá sua própria aba de contratação dentro de sites e aplicativos.
Fonte: meionews.com