Pesquisa realizada pela Fundação Economia e Estatística (FEE), com base na Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana, revelou que em 2014 o rendimento médio das mulheres foi 24,6% inferior aos dos homens. O índice é praticamente estável em relação ao ano anterior, que ficou em 24,7%.
A média salarial masculina foi de R$ 2.093 e a feminina foi de R$ 1.579.
Pela primeira vez, em 10 anos, a FEE mostrou queda da mulher no mercado de trabalho - uma retração de 2,1% em 2014. O percentual indica a saída de 27 mil mulheres do mercado de trabalho. Mas, a taxa de desemprego feminino caiu de 7,3% em 2013 para 6,6% no ano passado.
O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que avaliou a equidade de gênero em 167 países, defende que, no ritmo atual, serão necessários 81 anos para alcançar a paridade de gênero na economia e 50 anos para a igualdade na representação parlamentar. “Os ganhos contrastam com o fato de, apesar da melhoria de educação, as mulheres têm alguns dos piores empregos, enquanto o fosso salarial entre os gêneros é um fenômeno mundial”, diz a agência, em comunicado divulgado pela ONU Mulheres.
Fonte: cidadeverde.com