O Governo do Estado, através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cedrogas), tem implementado um trabalho voltado para a política sobre drogas focando a prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos e está disponibilizando 50 vagas para o tratamento da dependência química em comunidades terapêuticas conveniadas ou nas Casas de Acolhimento mantidas pelo Governo.
De acordo com o coordenador Sâmio Falcão, o dependente químico que deseja o tratamento deve comparecer à coordenadoria localizada na Av. Antonino Freire, 1º Andar do Edificio Antonieta Araújo, em frente ao Palácio de Karnak. “O dependente químico seja do sexo feminino ou masculino deve vir, voluntariamente, à Cedrogas portando seus documentos básicos. Aqui, ele fará um atendimento com a equipe do psicossocial e receberá as informações necessárias para o ingresso no tratamento que pode durar entre 6 meses e 1 ano. O tratamento é gratuito”, enfatiza.
O coordenador disse que o tratamento tem obtido muitos êxitos e milhares de vidas tem sido resgatadas do mundo das drogas. Segundo Sâmio Falcão, que já teve a oportunidade de participar de graduações (finalização da primeira parte tratamento) diz que o tratamento é como um renascimento. “O tratamento da dependência química não envolve apenas o dependente químico, mas, também seus familiares que se tornaram co-dependentes e toda a sociedade. A recuperação do dependente químico é possível e temos visto muitos casos onde há sucesso e eles retornam para o seio dos seus familiares, voltam a trabalhar e estudar levando uma vida longe das drogas”, enfatiza.
Só neste mês a Cedrogas estará presente em 3 graduações, onde cerca de 30 jovens pessoas estarão finalizando o tratamento.
Fonte: cidadeverde.com