Primeiro campeão olímpico do Brasil em Olimpíadas de Inverno, Lucas Pinheiro Braathen falou sobre o signficado de sua conquista no slalom gigante. O esquiador agradeceu o apoio dos brasileiros e celebrou a representatividade ao subir no lugar mais alto do pódio.
—Se esta medalha de ouro representa alguma coisa, que represente o poder de ser você mesmo. Sua diferença é o seu superpoder. A todos que acreditaram em mim e me apoiaram, obrigado por me permitirem ser quem eu sou e perseguir meus sonhos. Eternamente grato — disse Lucas.
O atleta nasceu na Noruega, mas passou a representar o Brasil -- país-natal da mãe Alessandra em 2024 -- após desistir da aposentadoria precoce. Lucas se desentendeu com a federação norueguesa ao sentir-se preso em um padrão e quase deixou de competir profissionalmente no esqui alpino.
Representando as cores verde e amarela do Brasil, o atleta conseguiu ter ainda mais liberdade para mostrar seu estilo de vida para além do esporte. Lucas Pinheiro, na verdade, mostrou que era possível aliar todas as paixões: arte, cultura, música e esqui.
Lucas Pinheiro fez história com o esporte brasileiro ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante no último sábado. Ele superou os nomes favoritos da modalidade e ficou com o lugar mais alto do pódio ao fechar as duas descidas com o 2min25s, 0s58 à frente do segundo colocado, o suíço Marco Odermatt.
Na prova de slalom disputada na última segunda-feira, Lucas não conseguiu completar sua primeira descida e acabou eliminado da disputa. O brasileiro perdeu aderência com a neve e sofreu uma queda no meio do trajeto em Bormio.
Após a participação histórica nas Olimpíadas, Lucas planeja voltar ao Brasil para se deliciar com os quitutes preferidos, dar um abraço forte na família e matar as saudades da namorada, a atriz Isadora Cruz.
- Agora os Jogos Olímpicos oficialmente terminaram. Vou voltar para casa, dar um abraço na minha família, no meu time e aí vamos falar sobre o que vai acontecer daqui para frente para eu finalmente poder voltar ao Brasil, sentir a terra brasileira no meu pé. Quero comer pão de queijo e brigadeiro. Só aproveitar essa sensação, o orgulho brasileiro. Estou muito animado por isso - disse Lucas.
FONTE: ge.globo.com