Léo Olinda não é Leonardo. É Leandro Thomas Batista da Silva. O meia pernambucano tem 30 anos, mas poderia não estar no River hoje, onde foi apresentado como reforço para a Copa do Brasil e Campeonato Piauiense.
Ele veio ao Piauí para jogar bola, e não para dar explicações sobre sua vida. Mas aceitou falar. É como costuma dizer: quem pergunta com respeito será respondido com respeito. E o jogador entende bem a curiosidade de alguns torcedores.
Ao longo de três décadas, Léo Olinda ouviu muitas perguntas sobre a cicatriz no seu rosto, provocada por um problema no nascimento. O cordão umbilical ficou enrolado em sua cabeça e deixou marcas, mas nada que fosse mais doloroso que o diagnóstico ouvido por dona Amara:
- Quando eu nasci o médico falou para a minha mãe que eu só teria dois meses de vida. Eu estou aqui com 30 anos, graças a Deus. Fui além dos dois meses.
Léo Olinda foi submetido a mais de 10 cirurgias ao longo da vida. Ainda teria de fazer mais uma, mas começou a batalhar no futebol. Além disso, tem responsabilidades de esposo e pai de dois filhos. Não pode parar de jogar agora - e nem pensa nisso. Nunca fumou, nunca bebeu. Em forma, quer jogar por muitos anos e orgulhar quem lutou para que ele estivesse hoje no mundo da bola.
- Eu nunca tive dificuldade de tocar nesse assunto, até porque fui muito bem cuidado e bem orientado pela minha mãe. Ela nunca desistiu de mim e eu agradeço a ela por hoje estar aqui.
O problema no nascimento em nada atrapalhou o jogador no futebol. Léo Olinda chega ao River com aval do exigente técnico Flávio Araújo, apesar dos dois nunca terem trabalhado juntos.
- Nunca tive problema com isso, nunca me atrapalhou. Só algumas pessoas preconceituosas que às vezes deixam a gente um pouco chateado, mas não pessoas que não vale a pena a nossa atenção. A gente tem que dar atenção a quem realmente vale a pena, quem realmente gosta da gente. (...) Se eu estou aqui é porque alguma qualidade eu tenho. Fiz por merecer, tenho meus méritos.
Esse é Léo Olinda. Essa é sua história. Que ela inspire o elenco tricolor nesta temporada.
Fonte: cidadeverde.com