04 / 05 / 2015 - 11h37
Carioca: Vasco derrota Botafogo e vence Carioca após 12 anos

Foram 12 anos de espera para o torcedor vascaíno, mas neste domingo o clube cruzmaltino encerrou a seca de títulos do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no Maracanã. Na partida de volta das finais do Estadual, os comandados de Doriva conseguiram nova vitória nos acrésimos e levaram a melhor por 3 a 1 na soma das duas decisões. Rafael Silva voltou a marcar e foi o herói do título, responsável pelos dois gols que resultaram na conquista da taça. Gilberto fez o gol que selou o placar, enquanto Diego Jardel descontou para os alvinegros.

Algoz botafoguense na ida, Rafael Silva marcou de novo no jogo de volta Atacante recebeu de Guiñazu e bateu de pé esquerdo no contrapé de Renan Gol saiu nos acréscimos, após erro do Botafogo na saída de bola Renan salvou Botafogo em finalização de Christiano Primeira etapa foi equilibrada e gol vascaíno saiu em erro do rival

O Botafogo começou mais ligeiro e ficou perto de abrir o placar logo aos 4min. O centroavante Bill recebeu bola enfiada dentro da área, mas não conseguiu tirar de Martín Silva, que saiu bem e salvou o Vasco do empate no placar agregado.

A pressão dos mandantes parou por aí. O Vasco se arrumou na defesa e começou a sair mais para o jogo, trocando passes com facilidade e forçando Renan a trabalhar em um lançamento para Christiano. O goleiro botafoguense dividiu com o lateral rival e evitou o gol, mas poucos minutos depois se chocou com William Arão e forçou René Simões fazer sua primeira substituição na partida aos 30min.

Não só as chances de gol de ambos os times foram parecidas, como a etapa inicial equilibrada. No entanto, em um erro do Botafogo na saída de bola nos acréscimos, o Vasco teve a oportunidade de atacar com vantagem numérica, e não desperdiçou. Guiñazu teve tranquilidade na meia-lua, abriu para Rafael Silva e o jovem atacante finalizou no contrapé de Renan para marcar seu segundo gol nas finais.

Necessitando a virada, Simões tirou Tomas para a entrada de Diego Jardel, mas a alteração não mudou o andamento da partida, que continuou equilibrada e com um Vasco inicialmente mais perigoso. Os anfitriões seguiram em busca do gol, mas encontraram um Martín Silva inspirado do outro lado, não deixando nada passar.

Quem se aproveitou dos espaços deixados pelos botafoguenses foi o ataque vascaíno, que chegou a testar em mais de uma ocasião, com a marcação frouxa, Renan. A atuação do reserva de Jefferson foi crucial para que, aos 29min, Gilberto acionasse Diego Jardel dentro da área. O meia teve tranquilidade diante do arqueiro adversário, tocou de chapa para o empate.

Nervoso, o clube alvinegro foi para o abafa, mas acabou tendo Fernandes expulso após falta em Serginho. Com um a menos e déficit no placar, o time de René Simões foi para cima de vez e deixou espaços para o Vasco administrar o resultado. Já nos acréscimos, Gilberto aproveitou uma chance fácil de gol e sacramentou a vitória e o título cruzmaltinos.

Fim da seca

Após vices em 2004 e 2014, o Vasco finalmente conquistou seu 23º título Estadual. Foram 12 anos de espera para a equipe cruzmaltina voltar a comemorar a posição de melhor equipe do Rio de Janeiro por uma temporada e tirar sarro dos rivais que nos últimos anos cansaram de provocar vascaínos pela má fase do clube.


Fonte: Terra

 



22 de Novembro de 2024 18h:05
Publicidade