Com um crescente número de assaltos, clandestinidade e tráfego complicado, taxistas da região do aeroporto têm se recusado a trabalhar. Na busca de soluções para o problema representantes da Organização das Cooperativas do Estado do Piauí (Ocepi) e da Cooperativa de Táxi do Aeroporto (Cotaareo) acompanhados pelo vereador Carlos Filho (PTB) e o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) estiveram em audiência com o prefeito Firmino Filho (PSDB), na última terça-feira (05).
A situação dos taxistas da região do Aeroporto Senador Petrônio Portella é reflexo da falta de segurança que essa categoria vem enfrentando em Teresina, entretanto no caso específico dessa região a conjuntura se complica ainda mais. Além de vários registros de assaltos principalmente no período da noite, os taxistas têm ainda que enfrentar a falta de organização do tráfego nos horários de pouso das aeronaves e epidemia de táxis clandestinos. Por causa disso muitos têm deixado de trabalhar por medo, fato que tem refletido diretamente em suas famílias.
Segundo o diretor da Ocepi, José Alencar, a situação tem se tornado insustentável. “Alguma providência tem de ser tomada. Marcamos essa audiência com o prefeito com o objetivo de levar a demanda para a prefeitura e obter resultados o mais rápido possível, afinal vai chegar um dia em que não poderemos mais trabalhar”, disse.
Fernando Monteiro (PTB) que esteve acompanhando os representantes das entidades classistas disse que a situação não é novidade para os gestores públicos e cidadãos. “Os teresinenses sabem pelo que os taxistas têm passado e esses da região do aeroporto encontram mais problemas ainda para trabalhar. Estamos aqui para cobrar da prefeitura uma ação forte e concreta, esses trabalhadores precisam de uma solução para ontem”, reivindicou o deputado.
O vereador Carlos Filho (PTB) relatou ao prefeito que o problema também já foi levado ao secretário de segurança, Fábio Abreu, mas que aguardam também uma solução da prefeitura. “Muitos taxistas são pais de família e colocam sua vida em risco para trabalhar, sem contar que no aeroporto deveria ter mais segurança pois circula uma grande quantidade de pessoas”, acrescentou. Na ocasião o parlamentar aproveitou a oportunidade para cobrar do prefeito o andamento de emendas para a implantação de academias populares em comunidades como Torrões, Cantinho Sul e Humaitá.
Ao final da audiência com o prefeito Firmino Filho prometeu que uma comissão técnica da prefeitura iria visitar a região, estudar o caso e a partir disso traçar planos para contornar a situação e enfim resolver o problema.
Fonte: cidadeverde.com