A Eletrobras começou ontem (19) uma operação para combater o desvio de energia em Teresina. Cinquenta equipes foram espalhadas em todas as regiões da cidade. Nesta quarta, outras 50 equipes levarão a operação para o interior do estado.
As visitas são baseadas em um levantamento feito previamente que indica onde possa haver perdas. Segundo a Eletrobras, o prejuízo com o desvio de energia corresponde 30% de tudo que é produzido, gerando prejuízo de R$ 125 milhões por ano. 17% do total seriam provocados por desvio.
Só na manhã desta terça-feira, 17 consumidores foram flagrados desviando energia. Eles podem responder pelo crime.
O gerente de fiscalização da concessionária, Wenio Ribeiro, ressalta que o trabalho é feito em parceria com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Além de responder pelo crime, quem for flagrado desviando energia responde a sanções impostas pela própria Eletrobras.
"Nesse crime de desvio a gente faz a substituição do equipamento e a cobrança da energia que deixou de ser faturada”, declara o gerente.
Os outros 13% de perdas são provocados por falhas na rede ou gerados por fiações antigas. Nesse caso as instalações são substituídas.
A equipe é identificada com crachá, uniforme e conta com informações pessoais do consumidor. Quem se recusar a receber a equipe pode ter prejuízos. "A partir do momento em que o consumidor não dá o acesso, ele está passivo a suspensão do fornecimento, precedido de uma notificação", finalizou Wenio Ribeiro.
Fonte: cidadeverde.com