11 / 06 / 2015 - 08h47
Governo vai fortalecer cadeia produtiva da piscicultura

Ao longo desta semana,  técnicos, investidores e consultores do Acre visitaram municípios piauienses para avaliar a viabilidade de implantação de um programa de piscicultura no Piauí. Na tarde desta quarta-feira (10), uma reunião avaliou o projeto, no palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias, secretários estaduais e a comitiva acreana.

De acordo com o governador Wellington Dias, o Piauí quer trabalhar um programa incentivador que integre o pequeno produtor à indústria. “Queremos um programa que  possa garantir produção, industrialização e comercialização segura, na área da piscicultura. Para isso, nós estamos trabalhando parcerias com outros estados. Hoje tivemos a satisfação de concluir uma reunião com uma missão, pois eles desenvolveram uma modelagem avançada porque permite que o pequeno empreendedor possa estar inserido no processo com uma indústria de beneficiamento do pescado”, disse o governador.

"Essas visitas são resultado de uma determinação do governador para que nós possamos apoiar a organização das cadeias produtivas prioritárias do Piauí", ressalta Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural. “Fomos ao Acre e, agora, o governo do Acre veio nos visitar com investidores e gestores de órgãos que estão tratando de um apoio para a implantação de um empreendimento, dentro de uma visão de Parceira Público Privada e Comunitária, na área de piscicultura, no Piauí”, complementa Limma.

Segundo o  governador, o modelo será implantado inicialmente na piscicultura, mas deverá abranger, posteriormente, outras cadeias produtivas. “ Hoje firmamos um calendário com uma série de medidas que deverão ser tomadas em 90 dias para termos todo o zoneamento e diagnóstico para a implantação desse programa. O nosso objetivo é levar a iniciativa para todos os potenciais da nossa cadeia produtiva”, afirma Dias.

Para Inácio Moreira, diretor presidente da Agência de Negócios do Acre, as visitas realizadas nos municípios piauienses foram uma troca de experiências muito importante. “Nos estamos realizando essas visitas para trocar experiências, pois lá no Acre, nós temos uma Parceria Público Privada Comunitária, uma iniciativa que já fortaleceu algumas cadeias produtivas, dentre elas, a do peixe”, finaliza o diretor.

 

 



20 de Abril de 2025 22h:40
Publicidade
Publicidade