O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, cobrou mais transparência dos políticos e gestores públicos neste sábado (13), véspera da 20ª Caminhada da Fraternidade. A cobrança foi feita durante o seminário "O desafio para o cristão diante do cenário político atual", que contou com a presença do prefeito Firmino Filho (PSDB), da vice-governadora Margarete Coelho (PP) e do senador Elmano Férrer (PTB).
O seminário organizado pela Arquidiocese de Teresina tratou da administração pública e política e faz parte da programação da Caminhada da Fraternidade. Além de Firmino, Margarete e Elmano, também participaram do debate o deputado federal Paes Landim (PTB) e os vereadores Gilberto Paixão (PT), Teresa Britto (PV), Teresinha Medeiros (PPS) e Cida Santiago (PHS), além de gestores públicos municipais e estaduais.
Mesmo em tom amistoso, Dom Jacinto cobrou a classe política. "A política é a forma mais refinada de fazer caridade", comentou o arcebispo se referindo à caridado quando ela é feita de uma forma que atenda às necessidades do povo.
Segundo Dom Jacinto, o objetivo da Arquidiocese de Teresina com o seminário foi justamente mostrar que os gestores públicos têm uma finalidade cristã, que é servir bem a sociedade procurando a justiça e o bem estar social.
O "puxão de orelha" foi dado em um momento que a Igreja Católica tem se manifestado e cobrado mais transparência e uma conduta mais correta dos políticos no país.
O prefeito Firmino Filho elogiou a ação da Arquidiocese. Para ele, é importante que a Igreja Católica chame a sociedade e os políticos para o debate sobre a melhor forma de fazer a gestão pública.
Fonte: cidadeverde.com