22 / 07 / 2015 - 17h21
Superintende da Pesca anuncia medidas para combater superpopulação de piranhas em barragem

Banhistas que frequentam o balneário Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina, têm sido vítimas de constantes ataques de piranhas. Desde meados de setembro de 2011, ataques de piranhas são registrados de tempos em tempos.

Quando ocorreram os primeiros ataques, em 2011, a prefeitura do município, em parceria com órgãos estaduais e federais adotaram providencias no sentido de controlar a superpopulação de piranhas no balneário. Naquele ano, o equilíbrio ambiental aconteceu através da inserção de 100 mil unidades de peixes das espécies Tilápia Tucunaré e Traíras.

O Tucunaré foi inserido por ser o predador natural da piranha vermelha, servindo para controlar a superpopulação da espécie. Já as Tilápias e as Traíras foram colocadas porque são os principais alimentos para as piranhas, impedindo que as mesmas procurassem se alimentar de forma alternativa, com restos de comidas deixadas pelos banhistas nas águas.

Nos primeiros meses de 2015, o balneário Barragem do Bezerro voltou a registrar novos ataques. No dia 22 de março cinco banhistas foram atacados por piranhas enquanto banhavam nas águas refrescantes da barragem.

Barragem do Bezerro, em José de Freitas (Fotos: Google)

Em virtude desses novos ataques, o Superintende da Pesca no Piauí, Antônio Abreu, irmão do Secretário de Segurança Fabio Abreu, anunciou novas medidas que serão adotadas no sentido de recuperar o equilíbrio ambiental na barragem.

Antônio Abreu garantiu que realizará um trabalho com vários órgãos do governo para conter o ataque das Piranhas aos turistas. Segundo ele, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de José de Freitas, Ministério da Pesca, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estarão unidos para realizarem um trabalho de captura das piranhas, procurando resolver o problema da superpopulação.

Antônio Abreu, o Superintende da Pesca no Piauí (Foto:Realidade em Foco)

O superintendente disse que também irá trabalhar para barrar a pesca irregular de Tucunarés no balneário. Ele disse que algumas pessoas praticam pesca esportiva na barragem, utilizando-se de arpão para capturar de forma desordenada os Tucunarés, diminuindo consideravelmente o povoamento da espécie e contribuindo para o desequilíbrio ambiental do lugar.

 

Matéria/Texto: Cleto Cavalcante

Fonte: Realidade em Foco



28 de Novembro de 2024 21h:52
Publicidade