04 / 08 / 2015 - 09h44
Teresina: multa por uso de faixas preferenciais agora é infração gravíssima

Em funcionamento à nova Lei, que vale desde a última sexta-feira, quando foi publicada do Diário Oficial do Município, o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Coronel Jaime Oliveira, explicou que na verdade, em Teresina, várias faixas têm vias preferenciais, como nas Avenidas Frei Serafim, Miguel Rosa, Barão de Castelo Branco e Kenedy, com corredores preferenciais para ônibus coletivos, no horário das 6h as 22h e que somente quando os motoristas de veículos pequenos e motos forem virar a direita, eles podem, antes do quarteirão que vão converter, passar para a preferencial dos ônibus. 

“É uma regra e um multa que pode ser lavrada por alto de infração de trânsito, que diz que o motorista não pode nem estacionar, nem parar pegar passageiros, a não ser que parem em local onde não há a delimitação da faixa na rua. O ideal é que nas faixas tivéssemos fiscalização eletrônica, como já existe na Frei Serafim. A STRANS já está desenvolvendo o programa de fiscalização eletrônica nas outras ruas, para que seja feita dentro do órgão o monitoramento, que há longo prazo vai ser instalado nas outras vias. Sabemos que onde há corredores de ônibus é feito este monitoramento para dar fluidez ao transporte público, dando preferência aos ônibus, para inibir e propiciar o transporte de massa com nosso trabalho de fiscalização”, alerta. 

Ele diz também que na Rua Arêa Leão, próximo ao Colégio das Irmãs, no centro, não é possível estacionar a direita, que ali serve apenas para embarque e desembarque e que quem estacionar estará sujeito ao reboque de veículos, como em outros locais proibidos.

O coronel Jaime esclareceu ainda que em outros grandes centros há vias exclusivas, mas que em Teresina, poucas vias têm mais de três ou quatro faixas e por isso o uso de vias exclusivas fica inviável, não permitem essa exclusividade. Então é mais propício o uso apenas de vias preferenciais para ônibus em determinados horários. “Quando o ônibus usar a outra faixa, que fica preferencial para carros e motos, da mesma forma ele também será multado. Ele também só pode pegar a faixa que não é de sua preferência quando for fazer conversão uma conversão para o lado”, acrescenta. 

Fonte: cidadeverde.com



28 de Novembro de 2024 21h:40
Publicidade