Uma multidão florida tomou de conta do Eixo Monumental de Brasília na manhã desta quarta-feira (12). Era a Marcha das Margaridas, que este ano está em sua quinta edição e contou com cerca de 50 mil pessoas, vindas de todas as partes do país.
O movimento é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), em parceria com as federações de trabalhadores de todo o Brasil e apoio de entidades e movimentos sociais.
A concentração aconteceu a partir das 7h em frente ao estádio Mané Garrincha e logo após, seguiram juntas rumo à Esplanada dos Ministérios. Na chegada, foi realizado um ato político, com fala inicial da Secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas e em seguida pelas coordenadores regionais da federações.
Uma grande delegação do Piauí, foi coordenada pela Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI) e pela Secretária de Mulheres, Francisca Gilberta ( Caçula).
“Mais uma vez estamos aqui para reivindicarmos por políticas públicas direcionadas às trabalhadoras rurais. Estamos aqui diante dessa casa, falando para os nossos parlamentares que elaborem projetos direcionados à mulher, entre eles está a nossa luta de enfrentamento à violência contra a mulher trabalhadora rural”, disse Alessandra Lunas.
Após o ato político as margaridas retornaram ao estádio Mané Garrincha onde aguardaram a presença da Presidenta Dilma.
Por Káttia Rodrigues ( direto de Brasília)
confira fotos: