As atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Instituto Federal do Piauí (IFPI) estão suspensas desde o dia 31 de agosto. O motivo seria a indisponibilidade orçamentária. O IFPI ainda não recebeu a confirmação do orçamento para a homologação das vagas para o segundo semestre.
O objetivo do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
"Foi uma medida preventiva que o nosso reitor teve para com a realização do Pronatec no ano de 2015. Nós temos ainda uma pactuação que está se concretizando em âmbito nacional e o IFPI não tem ainda as garantias preventivas para a oferta dos cursos este ano. Estamos aguardando as definições do MEC para que o instituto volte a executar as ofertas de vagas ainda este ano", explica Renato Sérgio, coordenador do Pronatec do IFPI.
De 2011 a 2014 foram realizadas mais de 11 milhões de matrículas entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada. O Pronatec começou em 2012 e só no IFPI beneficou 10.600 alunos
"Não é pela suspensão em si, mas não há a oferta até o momento. A gente fica no aguardo da definição de novas vagas", afirmou o reitor do IFPI, Antonio de Pádua Alves.
Fonte: cidadeverde.com