O papa Francisco recebeu das mãos do ex-arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, uma imagem de São Francisco entalhada em madeira pelo mestre piauiense Costinha. A peça foi um presente exclusivo ao papa e foi produzida por meio de uma articulação da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).
A obra foi entregue no Vaticano por Dom Sérgio da Rocha, que atualmente preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Mestre Costinha caracteriza esse fato como uma grande honra. “Fiz essa peça especialmente para o papa Francisco. Para mim é uma grande maravilha, uma honra muito grande mesmo. É um reconhecimento do meu trabalho”, disse.
A entrega da peça produzida por mestre Costinha se deu após pedido da CNBB e da igreja católica local. A Semest é o órgão que vem buscando dar incentivo para a arte santeira em Teresina.
Para o gestor da Semest, Olavo Braz, esse momento representa a consagração da nossa arte santeira. “Nem Leonardo da Vinci conseguiu ter uma peça beijada por um papa. É a consagração total da arte santeira do Piauí”, pontua o secretário.
A arte santeira esculpida pelas mãos de talentosos mestres é considerada um dos maiores símbolos e patrimônio cultural do Estado do Piauí. Os trabalhos feitos pelos artistas santeiros locais têm ganhado cada vez mais destaque mundo a fora.
Fonte: cidadeverde.com