A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Piauí ( FETAG-PI), promove nos dias 29 e 30 deste mês, o Seminário do MATOPIBA. O evento está sendo realizado na Câmara Municipal de Bom Jesus e conta com a participação da CONTAG, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) e órgãos do governo estadual.
De acordo com a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, o objetivo do encontro, é discutir os impactos que o MATOPIBA podem trazer para a agricultura familiar.
Entre os temas que estarão em pauta no seminário estão, a Nova Lei de regularização Fundiária do Estado Piauí, os impactos ambientais decorrentes da implantação do MATOPIBA, e as ações do governo voltadas para agricultura familiar dentro do plano MATOPIBA.
Na oportunidade os agricultores e dirigentes sindicais discutirão com técnicos da SEMAR-PI, INTERPI, SDR, SEPLAN, VARA AGRARIA DE BOM JESUS, CONTAG, FÓRUM DO SEMIÁRIDO, os impactos e as medidas mitigadoras previstos na implantação do Plano para o Estado.
“Ao final do Seminário será produzida uma agenda de compromissos entre as instituições e órgãos envolvidos objetivando garantir os direitos e as condições dignas de permanência e trabalho dos agricultores familiares na região atingida pela implantação do MATOPIBA”, explicou Elisângela.
Mais informações:
O MATOPIBA é uma sigla criada com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa expressão designa uma realidade geográfica que recobre parcialmente os quatro estados mencionados, caracterizada pela expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade.