A eleição para escolher os cinco conselheiros tutelares que atuarão em José de Freitas no pleito 2016/2020, programada para acontecer neste domindo (04 de outubro), foi cancelada. A situação surgiu após a constatação de problemas nas urnas eletrônicas que foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Segundo a lei que normaliza a eleição do Conselho Tutelar em José de Freitas, aprovada pelos vereadores, cada eleitor tem o direito de votar em até cinco candidatos diferentes, ou seja, cada eleitor teria cinco votos computados. O problema aconteceu porque as urnas estavam programadas para captar apenas um voto de cada eleitor, contrariando o edital de convocação da eleição.
Após constatado o equívoco, o Promotor de Justiça da Comarca de José de Freitas, Sérgio Reis Coelho, recomendou a suspenssão do processo, o que foi imediatamente acatado pela comissão eleitoral.
A eleição estava programada para acontecer nas dependências do Ginásio Moderno Estadual Antônio Freitas, centro da cidade. A justiça eleitoral havia dsponibilizado 18 (dezoito) urnas, sendo que três ficariam de reserva para possível substituição.
Promotor de Justiça Sérgio Reis Coelho (Foto:Reprodução)
Cerca de mil eleitores já estavam presentes no local da votação para escolherem seus candidatos, momento em que foram avisados da suspensão da eleição.
Nos próximos dias, o promotor Ségio Reis deverá reunir-se com a comissão organizadora da eleição para, em comum acordo, estabelecerem uma nova data para a realizãoção do processo eleitoral.
Por: Cleto Cavalcante