O Setut - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina - alerta os estudantes que pagam meia-passagem para os prazos de atualização do cadastro do passe estudantil. Cerca de 30 mil bloqueios são realizados por semestre em Teresina.
De acordo com o Coordenador Administrativo de gratuidade e meia passagem do SETUT, Gleydison Lima, cerca de 68 mil pessoas, utilizam meia-passagem.
"O procedimento de bloqueio é feito a cada seis meses e é amparado por uma lei municipal, não é um procedimento interno do Setut. Além disso, o estudante é informado do bloqueio no momento em que recebe o cartão do passe-livre, através de um folheto", explicou o coordenador.
Segundo o Coordenador, para atualizar o cadastro, basta apresentar o comprovante de matrícula em uma instituição de ensino. “No caso de alunos que cursam o terceiro ano ou cursinhos preparatórios, o cartão tem validade até 31 de dezembro”, acrescentou.
O Setut esclarece, entretanto, que os cartões são bloqueados apenas para a recarga. "Se houver créditos no cartão, eles continuam valendo", finaliza o coordenador.