A greve dos motoristas e cobradores de Teresina, que teve início a zero hora desta sexta-feira (26), terminou por volta das 17h. Em reunião esta tarde na Strans, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (Sintetro); a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) sinalizaram um acordo.
Segundo o Sintetro, todas as reivindicações foram atendidas. Entre elas, o pagamento imediato do reajuste salarial acordado no ano passado que foi de 12%, além de melhorias nos terminais, reajuste do plano de saúde, pagamento de férias, fim do pagamento pelos cobradores dos valores levados em assaltos aos ônibus e entrega de duas fardas anuais aos profissionais.
Pelo Setut participaram da reunião os empresários Marcelino Lopes, Alberlan Sousa e Edmilson Carvalho. Entre os representantes do Sintreto, o presidente da entidade, Fernando Feijão. Já pela Strans tiveram na reunião a a diretora de Transporte Público, Cíntia Machado e o superintendente do órgão, Carlos Augusto Daniel.
A assembleia que pôs fim ao movimento foi feita logo após a reunião na Strans. Em toda a capital, são cerca de 2,5 mil trabalhadores, entre motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos e outros.
Em relação ao reajuste salarial, as mudanças foram as seguintes:
fonte: cidadeverde.com