O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros para oito municípios do Piauí. O motivo é a falta de atualização do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) em relação ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal.
Estão na lista Floresta do Piauí, Luzilândia, Picos, Piracuruca, Piripiri, São Pedro, Uruçuí, além da capital, Teresina.
A portaria com a suspensão dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (20). Segundo o documento, não há alimentação dos dados por três meses consecutivos, relativo aos meses de novembro e dezembro de 2015, do SIAB e do mês de janeiro de 2016 do SISAB.
O município mais penalizado é Piripiri, que teve suspensão de recursos para 13 equipes do Saúde da Família e 12 da Saúde Bucal. Teresina teve 13 equipes atingidas, sendo 7 de saúde da família e 6 de saúde bucal.
Por conta da pendência, o MS suspendeu a transferência de incentivos financeiros relativa a fevereiro de 2016. No entanto, os municípios poderão solicitar os créditos retroativos.
Veja a lista: