Teresina recebeu mais 50 mil doses da vacina contra a gripe H1N1. A campanha de imunização termina na próxima sexta-feira (20). O município conseguiu atingir a meta geral de vacinação do grupo prioritário, com exceção de grávidas e as puérperas- mulheres que tiveram bebê até 45 dias depois do parto: menos de 40% foram imunizadas.
Para atingir a meta de vacinação contra a gripe, a prefeitura disponibilizou 27 salas de vacinação, sendo 19 Unidades Básicas de Saúde e oito hospitais.
"Estabelecemos essa nova estratégia para contemplar todas as áreas da cidade que servissem de referência para funcionar pela manhã e à tarde, facilitando a ida dos usuários. Esse planejamento foi baseado nas demandas. Temos alcançado a meta geral, que está em mais de 56%, no caso dos idosos. Crianças subimos para 40%, mas gestantes e puérperas estamos abaixo de 40%. Então, reforçamos a campanha nas maternidades para que as puérperas já saiam vacinadas, assim como as crianças", explica Smithany Barros, diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, em entrevista ao Notícia da Manhã.
Ela ressalta que todas as doses foram distribuídas aos postos de vacinação na semana passada. Para a Capital foram disponibilizadas cerca de 173 mil doses.
Fonte: cidadeverde.com