19 / 05 / 2016 - 16h03
Campanha de vacinação contra a influenza encerra nesta sexta-feira (20)

Encerra amanhã (20), em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um chamamento para que todos os pertencentes aos grupos prioritários garantam suas doses. Em Teresina, foram vacinadas 105.481 pessoas até o momento, o que corresponde a aproximadamente 61% do público-alvo.
 
O grupo prioritário que tem direito à vacina é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional devem ser vacinados. A meta é imunizar 173.058 pessoas na capital.
 
Para esta última etapa da campanha, a Fundação Municipal de Saúde implantou uma nova estratégia, com o objetivo de garantir o abastecimento constante e facilitar a vida dos usuários. “A distribuição das vacinas está concentrada em 27 salas, sendo 19 Unidades Básicas de Saúde e oito hospitais, que estarão sempre abastecidos”, explica a diretora de Ações Assistenciais Smithanny Barros. “O planejamento foi baseado nas demandas observadas. Definimos cinco UBS em cada região da cidade para serem referência da vacinação, que funcionam de 8h ao meio dia e de 14h às 18h ", explica ela.
 
A vacina – que protege contras os vírus causadores das gripes A H1N1, H3N2 e B – é segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. Trata-se de uma doença que pode se tornar porta de entrada para diversas complicações, especialmente nos grupos vulneráveis que estão sendo contemplados pela campanha. “Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, quanto para a sociedade. Portanto, não deixe de se proteger”, destaca Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Fonte: cidadeverde.com
 
 



28 de Novembro de 2024 11h:43
Publicidade