O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que outros partidos passaram crises e sobreviveram e o mesmo irá ocorrer com o PT. Na avaliação dele, a influência das investigações da Lava-Jato nas escolha dos eleitores nessas eleições municipais deve ser limitada, limitada a algumas capitais.
— O PT é a legenda preferida, com o dobro da preferência dos tucanos e do PMDB, mesmo com a crise. Isso demonstra que se engana quem acha que pode acabar com o PT — disse Lula, após votar na Escola João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Na avaliação de Lula, quando mais ódio se estimula contra ele, mais solidariedade ele recebe e, por isso, aparece em primeiro nas pesquisas de intenções de voto para 2018.
— Acabando as eleições (municipais), vou sair pelo país. Só tem um jeito de me pararem, é impedir que eu ande pelo país. No dia que eu não puder andar, vou andar pelas pernas do povo. E aí esse país não para — disse a jornalistas após deixar o local de votação.