17 / 10 / 2016 - 11h23
Incêndios persistem, mas ações dos Bombeiros controlam a propagação

O número de focos de incêndio registrados em todo Piauí continua praticamente o mesmo, em relação à semana passada. Contudo, as ações coordenadas pelo Corpo de Bombeiros no combate às chamas, principalmente em áreas florestais, têm reduzido os danos, e evitado propagação.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 512 focos de incêndio registrados nas últimas 48 horas pelo território piauiense.

No mês, já são 1786 focos contabilizados, ante 2334 registrados no ano passado, neste mesmo período. Contudo, a redução na incidência de incêndios que era de 38% na semana passada, já é de apenas 23%, evidenciando o aumento no número de casos

Além do Corpo de Bombeiros e do Exército, a força tarefa conta ainda com o apoio de aeronaves da Polícia Militar do Ceará e da Polícia Rodoviária Federal. No fim de semana os esforços se concentraram na região da Floresta dos Palmares, às margens da BR-343, onde pelo menos 16 focos foram combatidos.

No fim de semana, a população de Teresina esteve mobilizada em dezenas de ações solidárias para arrecadação de alimentos e donativos para as famílias vítimas de incêndios não só na capital, mas também no interior. Foram recolhidos eletrodomésticos, roupas, móveis, material de limpeza, utensílios de cozinha, brinquedos, etc.

Agora, com a situação mais tranquila, o estado precisa pensar em ações preventivas para impedir que a situação saia novamente do controle. O Ministério Público já vem cobrando planos de monitoramento e de ações estratégicas para serem aplicados no período do B-R-O-Bró, quando o calor e a baixa umidade formam o cenário perfeito para a incidência de queimadas.
 

Fonte: 180graus



28 de Novembro de 2024 08h:02
Publicidade