Grupo intitulado “Vaqueiros dos Carnaubais” realizou uma cavalgada em Campo Maior em apoio a Vaquejada na região neste feriado (19) Dia do Piauí.
O evento deu inícios às 8h30min na Praça Bona Primo e seguiu em volta ao Açude Grande e finalizando numa concentração no Complexo Cultural Valdir Fortes.
O movimento é em protesto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a Vaquejada prática ilegal, no qual está rendendo muitas polêmicas.
A manifestação contou com grande número de vaqueiros da região, parlamentares municipais como Zé Pereira, Fernando Miranda e vereadores eleitos Lustosa, Daniel Soares e prefeito Paulo Martins entre outros apoiadores da vaquejada.
Conversamos com o vereador Fernando Miranda “Vaquejada é nossa cultura, que também está no sangue dos campo-maiorenses e não vamos abrir mão de lutar pelos nossos vaqueiros”, comentou Miranda.
Vereador eleito Lustosa também manifestou seu apoio e disse que continuará em defesa da vaqueirama da região. “Diante da bravura do vaqueiro nordestino podemos atribuir uma importância de grandeza imensurável, ao ponto de tamanha contribuição para a história não só do Nordeste como do Brasil. Não podemos desfazer dessa representatividade cultural construída ao longo do tempo, o vaqueiro tornou-se um símbolo de orgulho para Campo Maior”, disse.
Membros do grupo de vaqueiros irão a Brasília no dia 25 de outubro participar de um ato nacional em defesa da Vaquejada.
Por: Romário Valle