31 / 10 / 2016 - 01h10
Alexandre Kalil é eleito prefeito de Belo Horizonte no 2º turno

 

Alexandre Kalil (PHS) (Crédito: Reprodução)
 

O empresário e ex-presidente do Clube Atlético Mineiro Alexandre Kalil (PHS) foi eleito prefeito de Belo Horizonte (MG) neste domingo (30), após se colocar como terceira via na campanha: o "não político", que era contra o confronto PT versus PSDB.

 As pesquisas Ibope e Datafolha de intenção de voto, na véspera, mostravam um empate técnico entre os dois candidatos. Considerando-se a contabilização do que seriam os votos válidos (excluindo as intenções de votos que, na pesquisa, foram contabilizadas como brancos, nulos, não sabem e não responderam), a pesquisa do Datafolha indicava Kalil com 52% das intenções de votos válidos e Leite, com 48%. Pelo Ibope, Kalil tinha 53% das intenções de voto, contra 47% de João Leite.

No primeiro turno das eleições, João Leite (PSDB)  havia chegado à frente com 33,4% dos votos, enquanto Alexandre Kalil (PHS) teve 26,5%. Empresário do segmento de construção civil, Alexandre Kalil, 57, foi diretor e presidente do Clube Atlético Mineiro, num período de grandes vitórias do time, como a conquista da Libertadores, em 2013.

A vitória de Kalil simboliza uma derrota política para o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Em 2014, após ver o Galo ganhar a Libertadores da América, Kalil tentou se lançar candidato a senador, inicialmente, e depois deputado federal, o que lhe foi negado pelo PSB, sob forte influência do tucano.

Preterido pelo grupo político de Aécio, Kalil filiou-se então ao nanico PHS e anunciou neste ano a candidatura à prefeitura com um vice que era do PT e agora está na Rede, o deputado estadual Paulo Lamac.

O PV completou a sua coligação. Assim, grupos políticos ligados ao governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), acabaram apoiando sua candidatura. Kalil evitou ligar sua imagem à dos petistas, negando ter esse apoio.

Fonte: Com informações do UOL


20 de Abril de 2025 16h:58
Publicidade
Publicidade