10 / 11 / 2016 - 11h57
Deputados aprovam ação que regulamenta a vaquejada no Piauí

Após os protestos que envolveram a proibição da vaquejada pelo STF no Ceará, foi aprovado na quarta-feira, 09 de novembro, o projeto de lei que regulamenta a atividade no Piauí, a iniciativa estabelece normas para garantir o bem-estar do animal. A matéria é embasada no papel da vaquejada na cultura nordestina e a caracterização da sua prática como um esporte. “A decisão do STF se restringe ao Ceará, assim é possível a Assembleia aprovar esta lei que regulamenta a vaquejada. No Piauí são mais de 800 vaquejadas o que movimenta cerca de 500 milhões de reais por ano”, explicou o deputado estadual João Mádison (PMDB), autor da matéria.

Com a nova lei ficam estabelecidas normas para a realização dos eventos; além de garantias relacionadas ao bem-estar animal e a obrigatoriedade, dispondo de uma equipe médica veterinária durante a vaquejada. O tema foi tratado por diversos entes em âmbito local, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luiz Lobão (PMDB), por exemplo, indicou ser contra a proibição, defendendo a regulamentação. “É uma situação complexa, tem que ser analisada, não pode ser feita de modo intempestivo, do meu ponto de vista é um esporte, envolve mercado de trabalho, muita gente sobrevive da vaquejada, o criador, o tratador, passando pelo próprio esportista, eu tenho o ponto de vista que deve continuar a vaquejada, sou a favor só que com critérios, formatando, uma lei que venha a preencher os requisitos solicitados tanto pelos ambientalistas, mas com a viabilidade de manter a prática”, afirmou o parlamentar.

Atuante na defesa pela vaquejada, o deputado estadual Francis Lopes (PRP) indicou que esteve em Brasília tratando do tema, recebendo muito apoio. “Estive tratando da regulamentação da vaquejada, é uma prática cultural da região, recebi apoio, mas claro que teve pessoas que acompanham minha carreira como parlamentar, como músico que também demonstraram ser contra, mas não dá para agradar todo mundo”, reiterou.

Fonte: Meio Norte

 



28 de Novembro de 2024 05h:47
Publicidade