Aconteceu um evento voltado a prevenção e provação da saúde em relação as gestantes(pré-natal) na manhã dessa terça-feira(30) no auditório da Secretaria de Educação, A organização ficou por conta da Secretaria de Saúde que convidou Anne Rufino que é Psicóloga especialista em Saúde da Família , Terapeuta e Doula Rachel Paz Terapeuta, Mellisa Floriano, odonto pediatra , Zenira Martins coordenadora de Analise e Tendência da Secretaria Estadual de Saúde, Cyana Albuquerque mestre em UTI, Katia Bona, Dentista, Simone Perez Enfermeira, Dr Zezinho Dentista, Dr João Torres Clinico Geral e Oftalmologista, Dr Martins Delmiro e Dr Zé Gregório.
Foi debatido á importância do pré-natal a gestantes, Para garantir a saúde da gestante e principalmente a da criança. “Além do pré-natal é trabalhado o pós- natal que é chamado o período puerpério que é os 45 dias onde é dado toda atenção da equipe profissional dos médicos, dentistas e psicólogos para que a mãe se sinta segura e possa ter uma gestação tranquila e um parto tranquilo”. Afirmou Marcelo Miranda secretário de saúde.
O prefeito Ribinha participou da palestra e falou da importância do evento. “ É sempre importante e necessário , porque dessa forma os profissionais estão cada vez mais qualificados e já temos um equipe muito boa na saúde de Campo Maior e quando eles se propõem em participar de eventos desse nível com uma programação riquíssima isso nos deixa mais otimistas, pois dessa forma teremos mais condições para atender a população de Campo Maior. esse é nosso dever.” Acrescentou professor Ribinha
A gravidez é um evento de muita significação na vida da mulher e permeada por valores e transformações que se constituem como ímpares, sendo experimentados de formas diferentes pelas mulheres. É caracterizada como um período de mudanças físicas e emocionais que determinam o acompanhamento pré-natal, com a prioridade do acolhimento à mulher, o oferecimento de respostas e de apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo.
Evidentemente, os profissionais de saúde são coadjuvantes desta experiência e desempenham importante papel, sendo capazes de reconhecer momentos críticos e intervir com seu conhecimento que pode ser decisivo no bem estar da mulher e do seu bebê. A equipe de saúde ao realizar a assistência precisa priorizar a humanização durante o atendimento aos distintos grupos populacionais e, em particular, a mulher gestante.
Redação: Portalfato