Uma boa novidade para os donos de bichos. O Piauí passou a ofertar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em animais de grande porte, no Hospital Veterinário Universitário (HVU), situado na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O diretor do HVU, João Macedo, explica que as instalações têm capacidade para atender até 40, entre equinos, bovinos, caprinos e ovinos.
"O hospital completa 14 anos de existência esse ano. Durante esse tempo, atuávamos mais na parte de pequenos animais, pois a procura é maior e temos mais profissionais qualificados e instalações apropriadas para esses animais. Agora passamos a fazer cirurgias complexas em animais de grande porte, o que não era feito aqui", explica o veterinário João Macedo, diretor do HVU.
Para cuidar dos 'grandalhões', foram contratados médicos veterinários e realizadas reformas como a construção de baias para a internação de cavalos.
"Antigamente, o atendimento era feito por professores que tinham que se dividir com as funções de sala de aula. Agora contratamos profissionais só para fazer esses atendimentos, além de termos adquirido equipamentos para procedimentos complexos", explica o médico.
Por ano, no HVU são atendidos 12 mil animais e feitos 38 mil procedimentos cirúrgicos. João Macedo ressalta que, em média, os valores cobrados são 40% menores, se comparados a clínicas veterinárias particulares. Ele cita, por exemplo, uma cirurgia abdominal para tratamento de cólica equina que custa em média R$ 12 mil e no HVU cerca de R$ 4 mil.
Fonte:cidadeverde