Mirim Cidadão: São Gonçalo do Gurgueia quer apoio para reduzir reprovação escolar
Termo de Cooperação assinado pelo Prefeito e Secretário
A Secretaria de Segurança Pública retoma neste segundo semestre a ampliação do projeto Mirim Cidadão. O Secretário Fábio Abreu foi ao município de São Gonçalo do Gurgueia, 790 km ao sul de Teresina, para assinatura do termo de cooperação com o prefeito Paulo Lustosa.
A solenidade, que aconteceu no sábado (26) na Câmara de Vereadores, foi prestigiada pelos parlamentares, secretários e a população. Inicialmente com 50 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, o prefeito já pensa em dobrar o atendimento. A secretária de Educação e coordenadora do projeto no município, Walmira Miranda, ressaltou que espera reduzir a evasão e a repetência escolar.
"Recebemos o município com uma reprovação de alunos em torno de 37% em 2016. É uma realidade constrangedora, mas que vamos reverter com novas estratégias, entre elas o projeto Mirim Cidadão", afirmou ela.
"A meta é que, com esta primeira experiência, possamos rapidamente chegar a 100 crianças e adolescentes assistidas pelo projeto da Secretaria de Segurança. Temos acompanhado que em outros municípios onde existe o projeto há mudança de comportamento dos alunos para melhor e é isso que queremos aqui também", destacou o prefeito Paulo Lustosa.
O secretário de Segurança, deputado Federal Capitão Fábio Abreu Costa, convocou as famílias a participar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Para ela, o Mirim Cidadão não resolve todos os problemas, mas com o engajamento de todos é possível reverter problemas como os relatados em São Gonçalo do Gurguéia.
"Observamos essa situação de reprovação e evasão na pesquisa que fizemos antes da instalação do projeto. O Mirim Cidadão também tem esse foco. Uma das exigências que fazemos para as crianças é o rendimento escolar. Tanto que temos equipe preparada para fazer este acompanhamento e colaborando para auxiliar naquilo que elas têm maior dificuldade. Não tenho dúvida que esses alunos vão melhorar e passam a ser exemplo para as demais", concluiu Fábio Abreu.
Durante todo o dia a equipe coordenada pela Capitã Enyra Oliveira, coordenadora do Núcleo de Políticas Preventivas da SSP-PI, fez palestras e capacitou os educadores sociais que passam agora a ser voluntários do projeto Mirim Cidadão de São Gonçalo do Gurguéia.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí