O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, cumpre uma agenda de compromissos administrativos e de mobilização nacional dos prefeitos brasileiros, em Brasília. Na manhã dessa terça-feira, 21.11, o gestor campo-maiorense participou de um encontro organizado pela Confederação Nacional dos Municípios com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na pauta, a problemática do funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento, (UPA).
Assim como Campo Maior, diversos outros municípios do Brasil estão com dificuldades para colocar as UPAs em funcionamento. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, existem 1.158 UPAs e UBSs que estão prontas, mas não funcionam.
O prefeito Ribinha detalhou que o encontro contou com a participação de gestores municipais de todo o País e serviu para pressionar o Governo Federal para viabilizar a abertura das Unidades de Pronto Atendimento. “É o caso da nossa UPA, mas estamos aqui em Brasília para encontrar uma solução”
O prefeito Ribinha, que durante o encontro estava acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Marcelo Miranda, e de Relações Institucionais, Carlos Torres, disse que, como resultado do evento com o ministro, será composta uma equipe intersetorial, ou seja, uma "Câmara Técnica", envolvendo todos esses órgãos, para estudar a questão e apresentar sugestão de solução.
Ribinha fica em Brasília até o próximo domingo, 26, onde participa com outros os gestores piauienses da mobilização nacional de prefeitos para pressionar o Governo Federal a buscar soluções para os municípios enfrentar a crise financeira. A mobilização Nacional conta com a participação de 90 prefeitos piauienses. “Já tivemos reunidos com a bancada federal e solicitamos apoio dos parlamentares na busca por soluções”, disse o prefeito.
Fonte: Ascom prefeitura