Hemopi realiza campanha para cadastro de doadores de medula em Campo Maior
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) em parceria com a Secretaria de Saúde e Maçonaria realizam no dia 06 de fevereiro uma campanha para o cadastro de doadores de medula óssea. O cadastramento será feito no Centro Comunitário de Saúde de Campo Maior- SANDU.
A supervisora em captação de doadores do Hemopi Suzane Rocha explica que o trabalho de captação de doadores voluntários de medula óssea é tão importante quanto o de doadores de sangue. “Quanto mais doadores cadastrados maiores são as possibilidades de encontrar alguém compatível. Hoje, os registros são interligados em uma rede internacional que funciona buscando doadores compatíveis em todo o mundo”, disse.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Para fazer o cadastro é necessário apresentar documento de identidade com foto.
O cadastro é um processo simples. O voluntário assina um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preenche uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10 ml) do candidato a doador.
Redação Portalfato