02 / 02 / 2018 - 12h41
Moradores convivem com mau cheiro no Parque Recreio em Campo Maior
Moradores do Conjunto Habitacional Parque Recreio, em Campo Maior, convivem há 4 anos com mal cheiro, doenças e transtornos provocados por problemas no sistema de água e esgoto do local. O mecanismo de coleta do esgoto é feito de forma coletiva, não suporta a demanda das 250 casas e tem deixado às fossas entupidas. 
 
“Aqui é um sistema que as fossas das casas vão tudo para um local só. Desde que o conjunto foi inaugurado há quatro anos que dá problema. As fossas das casas vivem tudo cheias e o fedor incomoda todos”, reclama Antônia Ribeiro, 31 anos. 
 
A dona de casa mãe de dois filhos menores de idade evita até mesmo que as crianças fiquem por muito tempo no bairro e as transfere constantemente para a casa de uma avó. Antônia prestou queixa ao Ministério Publico e aguarda uma solução. “Nem estou ficando muito tempo aqui porque é quase impossível viver numa situação dessas. Tenho medo de afetar meu filho pequenos”, diz.
 
 
O defeito no esgoto levou a um mau cheiro na água. A moradora Raimunda Araújo deixou de usar a água do serviço público. Para cozinhar, lavar as louças e consumo a família usa 12 garrafões de água mineral durante 30 dias, o que gera uma despesa mensal de R$ 60,00. “Só uso a água da rua para tomar banho, e é com muito sabão, porque o cheiro é horrível”, diz. A moradora precisou construir uma fossa própria para se livrar do problema. 
 
A idosa Maria do Carmo Silva, 51 anos, trocou uma casa que possuía em outro bairro da cidade numa do Parque Recreio. Desde então, ela contabiliza os efeitos da complicação. “Aqui é mau cheiro, bicho saindo da fossa e entrando em de casa. A água causou uma doença no meu estômago que ainda hoje peno com isso”, declara. 
 
 
 
 
O outro lado 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior afirma que já possui estudos em andamento para verificar a qualidade da água do local juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde. A empresa responsável pela construção foi notificada para solucionar os problemas com o sistema de esgoto. O prefeito de Campo Maior Professor Ribinha afirma que fará uma visita ao conjunto. 
 


25 de Novembro de 2024 18h:29
Publicidade