Jiboia invade residência e é resgatada por policiais em Campo Maior
Uma família do Bairro Matadouro, em Campo Maior, foi surpreendida por uma visita nada agradável na manhã deste domingo (18/02). Uma cobra invadiu a residência e assustou os moradores.
A Polícia Militar foi acionada para ajudar no resgate da serpente. Uma guarnição conseguiu prender a cabeça do animal com um equipamento artesanal e afastar o perigo de um ataque do bicho.
O 15 Batalhão da Polícia Militar informou que a cobra foi levada para uma mata fechada e devolvida ao ambiente.
"Os policiais do 15° BPM se deslocaram até o local e capturaram a serpente que foi solta em uma área de mata fechada, sendo introduzida novamente em seu habitat natural", informou a polícia.
Procurada pelo Portal Fato, a bióloga Tatiana Gimenez Pinheiro, professora da Uespi de Campo Maior, explicou que o animal é uma jiboia e que não é capaz de causar a morte de humanos.
"Esse indivíduo é uma jiboia, da espécie Boa constrictor. É uma serpente comum e não peçonhenta. Somente as peçonhentas - Jararaca, Cascavel, Surucuci e Corais Verdadeiras - podem levar a morte, disse.
Ela lembra que tanto as serpentes peçonhentas quanto as não peçonhentas devem ser preservadas, pois são animais importantes para a manutenção do ambiente e realizam a função de controle de outros animais que podem transmitir doenças para os seres humanos. Geralmente os acidentes são mais frequentes na zona rural e que muitas vezes, os ataques ocorrem quando o animal se sente ameaçado.
Redação Portal Fato