Famíliar em alerta para risco de alagamento no Bairro Califórnia (Fotos: Otávio Neto/Portal Fato)
Moradores da Rua C, no Bairro Califórnia, em Campo Maior, têm visto com preocupação o aumento no volume das chuvas. As precipitações do final de semana elevou também a água no bairro e já ameaça invadir residências. Pelo menos cinco casas da mesma rua estão em estado de alerta.
O pescador Antônio Jenuário é o que possui situação de maior risco. A água entrou no quintal de sua casa e se aproxima a cada nova chuva. Com dois filhos pequenos e a mãe com poucos dias que foi submetida a uma cirurgia, o trabalhador acredita que dentro de poucos dias seja obrigado a sair do imóvel.
“O rio ainda nem está soltando água. Essa água toda é apenas da chuva mesmo. E outra, ainda estamos no mês de fevereiro. Quando chegar março a situação vai piorar. Vou ter que procurar a casa de um parente, porque não vou ter condução de continuar aqui”, diz cabisbaixo.
Há cinco anos o idoso Carlito Jenuário viu sua casa cair com a força das chuvas. Para este ano, ele tem medo dos transtornos se repetirem. “Estava dormindo com uma mulher que vivia comigo quando a casa caiu. Do jeito que vai a água vai chegar nas casas de novo”, diz temeroso.
Defesa Civil
Ao Portal Fato, o Superintende da Defesa Civil de Campo Maior Edilson da Vargem relatou que as casas estão mapeadas e que programas do órgão abrigarão famílias atingidas pelas chuvas em residências seguras. O prefeito Professor Ribinha reúne sua equipe nesta segunda-feira para traçar um planejamento de ação para prevenir os efeitos das chuvas.
Redação Portal Fato