Em sete meses, Piauí notifica seis casos de Febre Amarela
Dados consolidados pelo Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira, 01 de março, apontam que chegou a seis o número de casos notificados de febre amarela no Piauí, do período de 1º julho de 2017 a 28 de fevereiro deste ano, sendo que três foram descartados e outros três ainda estão sendo investigados.
Em todo o país o Ministério da Saúde confirmou 723 casos e 237 óbitos nos últimos oito meses, para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado foram confirmados 576 casos e 184 óbitos
Embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 32,3 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 8 milhões de pessoas, muito menor que a atual.
No mês passado, a Secretaria de Saúde reforçou a importância para que a população residente nos 57 municípios que fazem divisa com o Estado da Bahia procure unidade de saúde para imunização. Deve ser vacinada a população a partir de 9 meses a 59 anos de idade e para quem deva viajar para aqueles municípios piauienses e ainda para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Nisso, a Sesapi disponibilizou 16 mil doses de vacina, que já se encontram nos municípios, sendo que mais 16 mil estavam em estoque.
Fonte: Meio Norte