Emgerpi proíbe ocupação e retirada de pedra da Barragem do Bezerro
Uma portaria da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), do governo do estado, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (20), proíbe terminantemente a retirada de madeira e pedra da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. O açude teve uma infiltração na parede do reservatório e uma das principais causas seria a retirada de pedras do local. O governo montou uma operação de esvaziamento da barragem para evitar seu rompimento por conta do vazamento. Os trabalhos duraram uma semana.
O documento proíbe ainda ocupações, edificações, levantamento de cercas, plantio, roço, queimadas, criação de animais e quaisquer outras intervenções por terceiros não autorizadas na área da barragem.
De acordo com a portaria, assinada pelo presidente da Emgerpi, Décio Solano, quem for flagrado descumprindo o que está previsto no documento sofrerá medidas administrativas e judiciais.
O Ministério Público do Piauí anunciou no dia 11 de abril que iria abrir uma investigação para apurar o suposto furto de pedras da barragem do Bezerro. O ponto de partida para descobrir quem retirou o material é a postagem de um policial militar nas redes sociais dando conta que, há alguns anos, apreendeu um caminhão carregado de pedras. Uma pessoa teria sido detida na época.
fonte:cidadeverde