"Quem ama cuida", com esta mensagem a Prefeitura de Campo Maior demonstra a importância das Campanhas de Vacinação anti rábica em cães e gatos, realizadas com sucesso todos os anos no município. Em 2018, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda, foram vacinados 8.889 cães, atingindo 95,44% da campanha, um dos maiores índices do Piauí.
Do dia "D" de vacinação,no mes de maio de 2018, aos registros atuais com relação a gatos, foram vacinados 3.145, 104,20%, sendo que a meta era vacinar 3.018. "A meta geral estabelecida pelo Ministério da Saúde ao município foi de 12.342, e em Campo Maior alcançamos 12.044, ou seja, 97,58% da vacinação", destacou o coordenador de Combate as Endemias Raimundo Barros.
A raiva, também chamada hidrofobia, é uma das doença infecciosa mais graves que existe e que pode afetar todos os mamíferos, chegando a matar mais 70.000 mil pessoas afetadas pelo virus Rhabdoviridae, que se instala nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central (cérebro, medula e cerebelo) e se encaminha para as glândulas salivares, de onde se propaga.
"O cão e o gato, que tem uma convivência muito próxima com as pessoas, podem se tornar um dos principais inimigos do homem. Somente em Campo Maior existem 13 mil animais entre cães e gatos. Com os esforços da equipe de imunização, no dia "D", conseguiu-se ultrapassar a meta. O resultado foi melhor do que o esperado", contou Raimundo Barros.
A dona de casa Maria do Rosário, do Bairro Cidade Nova, tem cinco filhos e todos são apagados aos cães e gatos, conta que “a vacinação é importante porque protege e dá segurança contra as doenças”. O prefeito Professor Ribinha explicou que a Campanha realizada no mês de maio deste ano repete o sucesso de outras realizadas pelo município, seguido às determinações do Ministério da Saúde, porque “as ações de saúde na cidade são feitas dentro de um planejamento anual que estabelece metas e cobra resultados”.
Fonte: Portaldecampomaior