20 / 09 / 2019 - 19h48
DOE VIDA: Seja um doador de Medula Óssea! Palavra de ordem de Marcelo e da Diretora do Hospital

Nessa sexta-feira e sábado está sendo realizado em Campo Maior a campanha de doação de sangue visando o registro no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, (REDOME). A atividade é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOPI) em parceria com o Hospital Regional Campo Maior e a Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta está sendo feita das 8 horas às 17 horas, na Câmara de Vereadores.

O Secretário Municipal de Saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda e a diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Celene Fontinele, visitaram o local da coleta. Eles foram recepcionados pelo diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho. Na oportunidade os gestores da Saúde local fizeram suas respectivas doações.


Marcelo Miranda destacou que o evento é extremamente importante. “Iniciativas desta natureza, precisam ser intensificadas. Quanto mais conseguirmos ampliar este quadro de possíveis doadores, aumenta a chance de encontrar uma pessoa compatível para ser um doador”.
“Essa uma campanha de doação para o registro no cadastro único nacional, ou seja, REDOME, e servirá não só para a Ana, mas também todos os brasileiros que necessitarem desse tipo de tratamento”, esclarece Celene Fontinele, diretora do HRCM.
Doação
Para ser um doador de medula óssea, o paciente deve ter entre 18 a 55 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (infecção pelo HIV ou hepatite) e não possuir histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
Após o preenchimento da ficha de inscrição e do termo de consentimento, são colhidos 10 ml de sangue do potencial doador que posteriormente é encaminhado pelo Hemocentro aos Centros Credenciados e Especializados (Laboratórios de Imunogenética) para fazer o exame de Histocompatibilidade (HLA) - o estudo do teste de compatibilidade da medula óssea.
O teste de histocompatibilidade identifica a tipagem da medula do pretendente doador. O resultado da tipagem (HLA) e o cadastro são enviados pelos laboratórios de imunogenética ao REDOME.

ASCOM

 

 

 



26 de Abril de 2024 15h:59
Publicidade