13 / 09 / 2025 - 09h05
Delegado afirma que crimes virtuais já superam roubos e assaltos no Piauí

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado (PC-PI), Luccy Keiko, afirmou a preocupação das autoridades com o aumento dos crimes praticados no ambiente virtual. “Para se ter uma ideia, aqui no Piauí, em determinado mês, o número de estelionatos praticados no ambiente virtual ultrapassou o de roubos e assaltos”, alertou Em entrevista ao Jornal do Piauí.

Entre os delitos mais comuns estão os estelionatos praticados pela internet, que causam prejuízos financeiros significativos às vítimas. De acordo com Keiko, essas práticas criminosas não são isoladas e, na maioria das vezes, são cometidas por verdadeiras organizações criminosas.

“Esses indivíduos se juntam de forma permanente para praticar golpes em todo o Brasil”, explicou.

Por conta disso, o delegado-geral destacou que a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) tem realizado diversas operações interestaduais para coibir a atuação dessas quadrilhas, já que muitos dos autores são de outros estados. “A maioria dos indivíduos mais perigosos que prendemos tem expertise nesses golpes e não atua apenas no Piauí”, afirmou.

Keiko ressaltou ainda a dificuldade em prevenir a ocorrência desse tipo de crime. “Não há policiamento preventivo. Precisamos orientar as pessoas a terem cuidado ao realizar transações pela internet e evitar cair em golpes, como mercadorias anunciadas abaixo do preço ou pagamentos via Pix descuidados. Recuperar o dinheiro depois é muito complicado”, alertou.

Além das ações educativas, o delegado-geral frisou a importância de todos os estados padronizarem e reforçarem suas equipes para enfrentar golpes praticados no ambiente virtual, garantindo maior eficiência nas investigações e operações.

Fonte: cidadeverde.com

 



14 de Setembro de 2025 04h:52
Publicidade
Publicidade