Um trecho da Avenida Jóquei Club foi interditado nos dois sentidos após uma cratera ameaçar a estrutura da via. Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira (18), quando a cratera surgiu no centro da avenida, ao lado do Riverside Shopping.
Na manhã desta quinta-feira (19), o poste da Eturb que fica no local cedeu e precisou ser desligado. Também foi constatado que um pedaço do asfalto atingiu a rede de água e esgoto, sendo necessário acionar a Águas de Teresina. A via ao lado da cratera também foi interditada por apresentar rachaduras.
“Se tivesse tendo o tráfico de veículos aqui ocorria o risco de ter um acidente mais grave. No final do dia de ontem vimos que poderia acontecer o tombamento do poste. Realmente ele desceu e a Eturb fez o desligamento dele. Caiu também um pedaço de asfalto e atingiu a rede e já acionamos a Águas de Teresina”, explica o gerente de obras da SDU Leste, Ítamo Miguel.
Com os trabalhos já realizados no local, foi possível identificar que, a cerca de 3 a 4 metros abaixo do buraco, foi encontrada uma falha no sistema de drenagem, o que estaria provocando a abertura da cratera.
Agora, serão realizadas contenções com estacas e uso de concreto. A previsão da SDU é de que os trabalhos no local durem, no mínimo, sete dias. O que pode atrasar a obra são as chuvas previstas para os próximos dias na capital.
Esta é a segunda vez que o local sofre com a abertura de uma cratera. Há três anos, o mesmo ponto apresentou o mesmo problema.
Segundo o gerente, na época, não foi escavado o suficiente para localizar a origem do problema. Ele afirma que, desta vez, a causa foi identificada e, por isso, a interdição deve durar mais tempo do que na ocorrência anterior.
Com as duas pistas interditadas na Avenida Jóquei Club, o gerente de operações e fiscalização de trânsito da Strans, Denis Lima, orienta alguns desvios.
“As pessoas que transitam e queiram acessar a Avenida Raul Lopes para ir a zona Sul, por exemplo, devem fazer o laço de quadra novamente, acessar novamente a Avenida Ininga e na próxima rotatória, após o shopping, acessar a Avenida Raul Lopes. As pessoas que vão a zona Norte têm a opção de acessar a rua Demerval Lobão ou posteriormente a rua Manoel Castelo Branco”, afirma.
Outros dois pontos da capital também apresentaram crateras: a Avenida Cajuína, próximo ao Sesc Cajuína, e a Avenida Presidente Kennedy, onde dois buracos com características semelhantes foram identificados. A Strans foi deslocada para os locais.
“Possivelmente seria também um problema de drenagem, temos uma rede de drenagem passando lá. Ouvimos relatos desses dois buracos e estamos indo para os locais averiguar melhor”, afirma o gerente.
A Strans realizou a sinalização nas vias onde novos pontos de buracos foram encontrados na cidade.
Fonte: cidadeverde.com