19 / 03 / 2015 - 10h37
Bailarina piauiense participa de concurso de dança nos EUA

O Governo do Piauí, por meio da Fundação Cultural do Estado (Fundac), anunciou na segunda-feira (16), o patrocínio da bailarina Anne Jullieth dos Santos Pinheiro, de 13 anos, aluna da Fundação Ballet Helly Batista. A jovem será representante do Brasil na final do Youth America Grand Prix, em Nova Iorque, Estados Unidos, que será realizado entre os dias 7 e 16 de abril.

Segundo Geisa Pinheiro, mãe da garota, o dinheiro será utilizado para cobrir despesas com hospedagem, alimentação, médicas, transporte, dentre outros.

A bailarina foi recebida pelo presidente da Fundac, Francis Lopes, pela diretora de Ação Cultural, Jacemia Dantas, e o diretor Administrativo, Halysson Carvalho. Lopes parabenizou a bailarina piauiense pelo talento e esforço, desejando uma boa estadia em Nova Iorque e sucesso em sua carreira.

O Youth America Grand Prix é um dos maiores concursos de dança do mundo, em que participam bailarinos de todos os continentes, concorrendo a bolsas de estudos nas mais renomadas escolas de dança da Europa e Estados Unidos. Jullieth irá competir com coreografias da Variação de Repertório Harlequinade, ensaiada e adaptada pelo professor e coreógrafo Helly Junior (PI) e o Neoclássico Samba Le Lê, de Binho Pacheco (SP).

Biografia

Bailarina da Fundação Ballet Helly Batista, Anne Jullieth começou a dançar aos três anos de idade e competir aos oito anos. A garota já recebeu o Prêmio de Destaque do Piauí, nas categorias infantil e  juvenil, durante os últimos seis anos. Os prêmios são referentes ao Festival de Dança de Teresina, promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Recentemente, ela ganhou o Prêmio de Melhor Bailarina Clássica do Piauí.

Desde que começou a competir, em 2009, já recebeu 36 primeiros lugares, e sempre ficou entre os primeiros colocados em competições estaduais, regionais e nacionais.

Geisa Pinheiro, que é professora de balé, explica que pelo segundo ano consecutivo Jullieth está entre os 25 solistas selecionados pela Delegação Brasileira para a final do YAGP. "O governador Wellington Dias se mostrou uma pessoa sensível à nossa cultura. Não é fácil, e eu como professora de balé, sei das dificuldades, mas nunca pensamos em desistir. A Anne Jullieth é bailarina desde muito criança, então ela não se deslumbra e trabalha muito para obter os resultados que vem conseguindo”, descreve.

 



06 de Julho de 2025 15h:45
Publicidade
Publicidade